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ALIMENTAÇÃO E ACNE

A alimentação pode ajudar bastante nos quadros de acne. A nutrição adequada em conjunto com os tratamentos dermatológicos, mostram eficácia ainda maior nos resultados.

É importante evitar alguns alimentos, como os leites e derivados, já que aumentam IGF 1, estimulando as glândulas sebáceas, oleosidade, comedões, piorando o quadro da acne. Os carboidratos de alto índice glicêmico como doces, farinhas, massas também influenciam muito, piorando a pele.

Priorize sempre alimentos naturais, carboidratos de baixo índice glicêmico, fonte de fibras e não exagere nas proteínas animais que também podem apresentar efeitos negativos.

Mantenha bons níveis de vitamina D (via suplementação e/ou contato com sol), vitamina C (caju, acerola, kiwi, laranja, limão, morango, entre outros),  Ômega 3 (peixes como sardinha, salmão selvagem, linhaça, chia ou suplementação), além deantioxidantes (capriche nas verduras e legumes variados e coloridos).

Vale ressaltar que o zinco é um nutriente essencial, já que a Propionibacterium acnes, bactéria que pode aumentar inflamação dos folículos pilosos e levar ao aparecimento de acne, tem sua ação inibida pelo zinco. A suplementação de zinco pode ser interessante em alguns casos.

Ter a microbiota intestinal saudável também é crucial, além da suplementação com probióticos, o consumo de fibras prébioticas, e retirada de possíveis alimentos alergênicos é importante.

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