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ALIMENTAÇÃO E SAÚDE DA PELE NO VERÃO

Sol, calor, praia e o desejo da pele bronzeada aumenta, mas fique atento e já inclua nutrientes e alimentos que ajudarão a proteger sua pele da radiação solar neste verão!

A pele bronzeada é linda, eu adoro, mas infelizmente os raios UV é o fator  ambiental mais importante no desenvolvimento de câncer de pele e influencia demais no envelhecimento.

De que adianta uma pele bronzeada e cheia de rugas ?!

Mas para os amantes de sol, existem nutrientes que ajudam na fotoproteção e podem reduzir os efeitos nocivos dos rsios UV.

  • Cacau: fonte de flavonóides pode contribuir para a fotoproteção da pele. Ideal consumir por 12 semanas antes da exposição solar. 1 col sopa do pó de cacau orgânico ao dia. Lembrando que o açúcar reduz a capacidade antioxidante do cacau, então ele deve ser puro. Pode adicionar em frutas, vitaminas, receitas, etc…
  • Chá verde: ação antiinflamatória, reduz edema cutâneo, ação antioxidante. Tomar nos intervalos das refeições.
  • Betacaroteno: presente nas frutas e legumes de cores amareladas, alaranjadas e folhas verdes. Inclua diariamente em saladas e sucos.
  • Licopeno: presente no tomate, melancia, goiaba, mamão, etc… Fazer um molho de tomate orgânico natural, com azeite, aumenta a biodisponibilidade do licopeno e seus benefícios. Inclua 3x/semana.
  • Gorduras monoinsaturadas do azeite de oliva extravirgem: efeito fotoprotetor, previne envelhecimento cutâneo. Adicione na finalização de pratos e no tempero de saladas, legumes.
  • Combinação de ácido ascórbico com zinco: atuam de modo sinérgico na preservação e estimulação da função imune da pele, diminuindo o estresse e danos induzidos pelos raios UV.  Vitamina C: limão, acerola, kiwi, mamão, brócolis, morango. Zinco: carnes, ostras,leguminosas, oleaginosas.
  • Vitamina E: diminui inflamação gerada pelos raios UV. Azeite, nozes, amêndoas, castanha do para, semente girassol, grãos integrais;
  • Luteína: atua como fotoprotetor sistêmico, diminuindo dano oxidativo induzido pelos raios UV, assim como licopeno. Couve, espinafre, gema do ovo.
  • Coenzima Q 10: ação antioxidante contribui para efeito positivo contra envelhecimento da pele gerado pelos raios UV.
  • Lógico que não preciso enfatizar aqui a importância da exposição solar com protetor solar adequado e o acompanhamento com um bom dermatologista.

Os efeitos positivos da alimentação são visíveis em conjunto com a proteção correta! Procure um nutricionista para te orientar a melhor alimentação/suplementação para esta fase e um dermatologista para te orientar a melhor forma para se expor ao sol.

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