Home » Nutrição Funcional » Suplementação de probióticos para o emagrecimento

Suplementação de probióticos para o emagrecimento

Muito se fala sobre a suplementação de probióticos para a saúde intestinal, mas ela pode ser interessante também para o emagrecimento!!!

Indivíduos obesos tem maior quantidade de bactérias firmicutes e redução de bacteroidetes no intestino e estudos tem mostrado que essa proporção maior facilita a extração energética do alimento, ou seja, a absorção de calorias no intestino é maior, o que contribui para a resistência insulinica, inflamação e acúmulo de gordura.

Por exemplo, se duas pessoas consumirem a mesma quantidade de calorias, mas a microbiota intestinal delas for diferente, a extração calórica será mais eficiente no indivíduo que apresenta maior quantidade de firmicutes, essas bactérias tem a capacidade de quebrar grande moléculas dos alimentos, aumentando absorção de calorias e facilitando o acúmulo de gordura.

Com o ajuste na alimentação, baseada em verduras, legumes e frutas, redução no consumo de farinhas, massa, açúcar e industrializados conseguimos estimular o crescimento de bactérias boas e o emagrecimento. Muitos individuos desesperados para emagrecer, cortam totalmente os carboidratos e exageram nas proteínas animais. O problema é que o excesso de proteínas animais também desequilibram o intestino e aumentam firmicutes. Lembre-se: a BASE de qualquer dieta deve ser verduras e legumes, em alguns casos pode ser interessante sim diminuir os carboidratos, mas é fundamental garantir boa quantidade de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes derivados das verduras e legumes.

A suplementação de probióticos, junto com o ajuste da alimentação pode modular essa microbiota, contribuindo de forma eficiente para o emagrecimento saudável!

Procure por um nutricionista para ajuste da alimentação e suplementação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *